Como profissionais liberais e autônomos podem comprovar renda.
Como profissionais liberais e autônomos podem comprovar renda
A comprovação da renda é frequentemente solicitada por empresas de crédito e bancos. Como comprovar renda sendo profissional liberal ou autônomo? A boa notícia é que mesmo sem trabalhar sob regime das leis trabalhistas (CLT), que prevê um contrato e assinatura na carteira de trabalho, é possível sim comprovar renda.
Documentos que substituem o Holerite para comprovar renda
Alguns documentos substituem o holerite, como, Declaração de Imposto de Renda, extratos bancários e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).
A DECORE é um documento especialmente dirigido a profissionais liberais, por exemplo, médicos, advogados, corretores, dentistas, etc.; e autônomos como taxistas, pedreiros, vendedores autônomos, feirantes e etc. Garante a quem se encaixa no perfil dos profissionais citados acima o crédito, financiamento, abertura de conta ou atender demais necessidades que dependam de comprovação.
Empresários ou micro- empresários, também podem utilizar a DECORE para comprovar a retirada do pró-labore. O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa.
A DECORE só poderá ser emitida por profissionais de contabilidade devidamente habilitados. Também só terá validade se o selo DHP – Declaração de Habilitação Profissional – estiver afixado ou impresso no corpo da mesma. Garante assim maior segurança para quem solicita e para as instituições financeiras.